Os jogos estão, na sua origem, ligados ao sagrado, aos mitos, às práticas religiosas e rituais mágicos, como, aliás, a maioria das atividades humanas. Entre os egípcios, gregos, romanos e maias, os jogos eram utilizados para transmitir valores, conhecimentos e padrões da vida social às gerações mais jovens.
Ainda hoje os jogos desempenham este importante papel social e psicológico, representando uma das maneiras que a humanidade encontrou para transmitir conhecimentos, valores culturais e éticos às gerações futuras. Isto pode ser percebido ao observar crianças brincando de adultos, reproduzindo atividades, atitudes e comportamentos que lhe são familiares. Desta forma, os jogos são poderosos instrumentos de ensino e aprendizagem.
A utilização de jogos como instrumento educacional tem sua origem nos primitivos jogos de guerra, sendo que muitos foram desenvolvidos, especificamente, para treinamento militar. Na atualidade, os jogos vêm sendo cada vez mais utilizados na área de treinamento, auxiliando na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades mentais, emocionais e físicas.
Fonte: Vila M; Falcão P. Focalização de jogos em T&D. Editora Qualitymark.
